Consulta DETRAN

DETRAN Consulta

Quem já tirou a carteira de direção ou pretende certamente já ouviu falar sobre o DETRAN que é o departamento de trânsito que todo Estado tem o seu. Saiba mais sobre o DETRAN, o que é e algumas curiosidades.
detran-consulta

O que é DETRAN?

Os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANS) são órgãos responsáveis pela fiscalização do trânsito de veículos terrestres em cada estado. Estes são órgãos do poder executivo Estadual, onde você pode fazer a consulta do Detran sobre vários serviços, como IPVA, Licenciamento, CNH e outros.

Há ainda outras funções dos DETRANS como credenciamento dos fabricantes de placas, tarjações, responsáveis pela análise da capacidade física, mental e psicológica dos candidatos à carteira de habilitação. Esta avaliação é feita em parceria a serviços médicos e psicológicos credenciados ao DETRAN assim como, em alguns casos, serviços médicos e psicológicos nos próprios DETRANS.

Há algumas alterações referentes à habilitação de trânsito que foi incorporada no processo de obtenção da carteira nacional de habilitação (CNH) que os Detrans passaram a exigir.  A partir do ano de 2013, foi determinado que todos os psicólogos credenciados ao DETRAN devessem possuir especialização em psicologia do trânsito em curso reconhecido pelo Conselho Nacional de Psicologia. Outras mudanças são em relação aos Centros de Formação de Condutores (CFC) que os psicólogos credenciados não podem ter vínculo com estes, podem acompanhar os condutores e estes centros só podem ser usados para avaliação da Carteira de Habilitação.  Outras exigências em relação aos psicólogos é que estes devem aplicar os testes de PMK, que é aplicado em 6 folhas, o teste Palográfico, Pfister, e Zullige que podem ser usados nas avaliações. No caso do teste Palográfico deve-se respeitar a análise qualitativa e quantitativa. Outro teste necessário e exigido pelo DETRAN nestes centros é o teste não verbal de inteligência, três testes de atenção.

detran

Serviços DETRAN

O DETRAN além da emissão de carteiras de habilitação tem outras funções como a realização do licenciamento de veículos, registro, instalação, identificação do automóvel, regularização da situação do veículo e do motorista. Para todos estes serviços, o DETRAN cobre taxas dos motoristas que é o conhecido IPVA e também o seguro DPVAT. O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos automotores) é um imposto estadual e arrecada verbas ao Governo e tem a finalidade de realizar obras públicas, serviços para a população de forma geral e não precisa estar necessariamente vinculados a melhoria dos trânsitos. O IPVA é obrigatório para que o condutor possa ter seu veículo licenciado e o não apagamento pode acarretar a apreensão do veículo. O seguro DPVAT é também obrigatório pago uma vez ao ano e garante a indenização em caso de acidente de trânsito.

Atendimento DETRAN

Nas unidades do DETRAN os motoristas podem solicitar a consulta do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores que é uma espécie de RG do veículo e que armazena informações sobre os mesmo como impostos pendentes, multas e suas características físicas). Outras funções realizadas nos DETRANS: mudança de categoria da CNH, permissão internacional para dirigir, reconhecimento de habilitação estrangeira, curso de reciclagem para infratores, cursos especializados, alterações informações CNH, entre outros serviços.

Para mais informações sobre o DETRAN consulte o site do DETRAN do seu estado para maiores esclarecimentos.

Confira também outras Consultas do DETRAN