Sindicato dos Motoristas – Piso do Salarial

Piso do Salarial Sindicato dos Motoristas

Todo trabalhador tem direito a sindicalização além de ser um exercício da cidadania. Este direito esta inclusive presente no artigo 8 da Constituição Federal e também na Convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Uma das categorias que possui seu próprio sindicato é os dos motoristas que inclusive regulamenta o piso salarial destes profissionais.

sindicado-dos-motoristas

O sindicato é uma associação que reúne pessoas que exercem a mesma profissão ou atividade de um mesmo segmento trabalhista ou econômico. Além dos trabalhadores há também o sindicato para os empresários. Estas associações são legítimas para serem representantes dos trabalhadores e que estes se sindicalizarem, pagam uma taxa contributiva para o sindicato.  A função do sindicato é representar os trabalhadores e defender os direitos dos trabalhadores. Ao longo da história, os sindicatos foram importantes para grandes conquistas dos trabalhadores como às 40 horas semanais de trabalho, férias, licença maternidade e o próprio salário mínimo de acordo com a categoria de profissionais.

A convenção 98 da OIT ainda adota diversas posições referentes à aplicação dos princípios dos direitos de organização e da negociação coletiva. Em seu artigo 1° já define que os trabalhadores devem gozar de proteção adequada contra quaisquer outros atos que vão contra a sindicalização e em assuntos relacionados ao emprego. Além dos trabalhadores, a convenção protege as organizações dos trabalhadores contra os atos contra estas.

Os objetivos principais dos sindicatos independentes da categoria que defendem são a defesa dos interesses econômicos, sociais, profissionais e políticos dos seus associados. Também se dedicam a estudar da área onde atuam e realizam atividades voltadas ao aperfeiçoamento profissional (como palestras cursos, reuniões) e também organizam greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho.

Além dos sindicatos, no Brasil há ainda as centrais sindicais que reúnem os sindicatos de diversas categorias entre estas sindicais temos a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical.

piso-salarial-sindicado-dos-motoristas

Quanto ao sindicato dos motoristas este foi fundado em 1933 e foi criado inicialmente entre os motoristas proprietários de caminhões que realizavam o percurso entre São Paulo e Rio de Janeiro e fundaram uma sociedade civil que era chamada inicialmente de União de Transporte São Paulo-Rio e que reconheceram posteriormente que esta associação não atendia os trabalhadores do setor como um todo. No final de 1933 foi criado de fato o sindicato dos motoristas de São Paulo.

No caso do Sindicato dos motoristas de São Paulo, possuem atualmente uma sede na capital no bairro da Liberdade e várias subsedes: uma subsede norte, em Santana; subsede sul, em Santo Amaro; e subsede Leste, em São Miguel Paulista.

Sindicados dos Motoristas Piso Salarial

Quanto ao piso salarial dos motoristas em São Paulo atualmente além dos motoristas, o sindicato define o piso salarial de outros profissionais como dos cobradores, funileiro, mecânico, pintor oficial, moleiro oficial, soldador oficial e fibreiro oficial. O piso salarial da principal categoria, dos motoristas o valor salarial para 30 dias é de R$2.631,30 e para 31 dias de R$ 2.719,01. Lembrando que esses valores são para 2017 e são atualizados a cada ano.  Além dos valores salariais, o sindicato define alguns benefícios para a categoria como vale refeição. Lembrando que estes valores podem ser alterados também de estado para estado.